centro-de-excelencia-dr-alexei-logo

Atendimento:  (21) 2236-4422  /  (21) 2547-3079

Equipe especializada em COVID-19

Nossa equipe médica se organizou, neste momento único, para atender somente os pacientes suspeitos de COVID-19 com atendimento exclusivo no período de uma hora e horário espaçado visando a segurança do paciente que precisam de avaliação, orientação e ajuda. Por quê? Já temos trabalhado ultimamente em diversos hospitais de urgência e emergência e que estão recebendo muitos pacientes com esta suspeita, de forma que nos habituamos a perceber os sintomas característicos e a saber diferenciar, durante a avaliação clínica desses pacientes, quais são casos leves ou moderados que poderão ser isolados e tratados em domicílio, daqueles casos com sintomas mais graves que precisarão ser encaminhados à um serviço hospitalar de emergência.

Alexei Gama

Dr. Alexei Gama de Albuquerque Cavalcanti

CRM-RJ 52-105113-0
Especialização em Cirurgia Geral, PUC-RJ
Pós-Graduando em Medicina de Emergência, IDOR

Carlos barone

Dr. Carlos Barone Junior

CRM: 52-92892-5
Especialização em Otorrinolaringologia, UERJ

Eduardo de carvalho

Dr. Eduardo de Carvalho Duarte Filho

CRM 52-105185-7
Mestrado em HIV e Hepatites Virais, UNIRIO
Pós-Graduando em Medicina de Emergência, IDOR

Gulherme almeida

Dr. Guilherme Almeida Rosa da Silva

CRM 52-82024-5
Residência em Clínica Médica, UNIRIO
Residência em Endocrinologia, UNIRIO
Mestrado e Doutorado em Medicina Tropical, Fiocruz-IOC
Pós-Graduação em Medicina Ortomolecular, UVA

Serviços Disponibilizados aos nossos Pacientes

Circulação na clínica e atendimento médico com uso de EPIs

Anamnese detalhada, sinais vitais e exames físicos direcionados

Testes rápidos (feitos na clínica) e/ou PCR Viral (swab coletado na clínica)

Solicitação de exames laboratoriais e/ou de imagem

Prescrições de medicamentos e suplementos

Orientações de saúde e nutricionais

Atestado e relatório médico

Telemedicina - atendimento online

Atendimento individual exclusivo

Atendimento Médico focado em Covid-19

Primeira Etapa: Anamnese

Durante o atendimento, será realizado uma anamnese detalhada, em busca da caracterização da história da doença e dos sinais e sintomas relatados, tais como: febre, tosse seca, dificuldade de deglutição, dor de garganta, mialgia (dor nos músculos), artralgia (dor nas articulações) astenia (prostração), anosmia (perda do olfato), ageusia (perda do paladar), cefaleia (dor de cabeça), dificuldade respiratória, alterações gastrointestinais (gastrite, diarreia), dentre outros.

Segunda Etapa: Exame Físico

Depois da anamnese, haverá um exame físico. Durante esse exame, o médico avaliará se existem alterações que possam caracterizar alguma gravidade da doença, tais como: aumento ou diminuição da freqüência cardíaca, aumento ou diminuição da pressão arterial, diminuição da saturação de oxigênio, aumento da freqüência respiratória, sinais de esforço respiratório, aumento da temperatura, além de alterações na ausculta pulmonar e cardíaca e do  nível de consciência, dentre outros sinais clínicos menos usuais.

Terceira Etapa: Exames

Podemos solicitar alguns exames de sangue a serem realizados externamente, em qualquer laboratório de análises clínicas, para avaliar diversos parâmetros que costumam estar alterados em casos de COVID-19 e que podem nos ajudar no diagnóstico.

Sendo indicado ou se necessário, realizaremos na própria clínica o Teste Rápido para COVID-19. Além disso, outros exames complementares como eletrocardiograma, radiografia de tórax ou tomografia computadorizada de tórax também podem ser realizados.

É possível ainda pedirmos o Teste PCR para COVID-19, que será enviada à um laboratório externo e os resultados ficarão prontos em até 4 dias.

Quarta Etapa: Tratamento

Em sequência, o paciente poderá ser adequadamente orientado. Qualquer prescrição deve ser individualizada de acordo coma fase e evolução da doença, assim como depende da história médica pregressa do paciente, ou seja, se possui outras comorbidades (como doenças crônicas ou prévias).

O paciente, em caso de suspeita ou confirmação pelo COVID-19, e podendo permanecer em domicílio, receberá um atestado médico para a comprovação da necessidade de isolamento domiciliar e afastamento de qualquer atividade laboral.

"Indicamos o uso de estratégias nutricionais de prevenção e terapia contra doenças virais respiratórias através de fitoterapia, vitaminas e minerais que regulam a imunidade e possuem ação antiviral. O uso de nutrientes em doses individualizadas, como exemplo da vitamina C, vitamina D e zinco fazem parte de protocolos mundiais no combate à pandemia pelo COVID-19"

Dr. Guilherme Almeida Rosa da Silva

Cuidados Especiais durante o Atendimento na Clínica

1

Ao entrar na clínica, os pacientes deverão, imediatamente, fazer a desinfecção das mãos com spray de álcool 70%, ao lado da porta de entrada.

2

Forneceremos uma máscara cirúrgica, um gorro (ao colocá-lo, tome cuidado para que todo o cabelo e orelhas fiquem por dentro dele) protetores de calçados e um capote (avental). Todos os EPIs serão novos, para serem descartados ao final da consulta pelo próprio paciente.

3

Será entregue em conjunto uma sacola plástica, para proteção de sua bolsa/pasta e de todos os seus objetos pessoais (tais como anéis, pulseiras, e outros acessórios - que deverão ser removidos e guardados). Desligar o celular e também guardá-lo na sacola plástica.

4

Seu último passo ao entrar será ir ao banheiro para higienizar as mãos novamente, desta vez com água e sabão por 20 segundos. Secar com papel toalha. Lembre-se de utilizar o álcool 70%, que estará em todos os ambientes da clínica, após tocar ou manusear qualquer móvel ou objeto.

5

Ao final remova os EPIs e deposite-os em um lixo especial que seja indicado pelo atendente no lado de fora da clínica. Remova o gorro e o capote pelas suas partes internas; Remova o protetor de calçados (propé) tomando cuidado para não tocar na sola do sapato; Mantenha a máscara no rosto.

6

Utilize novamente o álcool spray ao lado da porta, então retorne para sua casa em segurança tomando os devidos cuidados na rua e ao chegar em casa.

PCR para COVID-19

O principal teste que confirma a presença do vírus é o chamado PCR para COVID-19, que após 24h a 48h da infecção já consegue identificar diretamente o RNA do vírus. O PCR para COVID-19 é o teste padrão utilizado pelos laboratórios e governos para identificar os pacientes infectados.

Qual a técnica utilizada?

É realizado o exame através da técnica RT-PCR (detecção direta do vírus da coleta de um SWAB oronasal em secreções respiratórias), atualmente considerada o padrão ouro para detectar a presença do material genético do vírus COVID-19 nas células do paciente, identificando os infectados. 

Para realizar o exame, é necessária prescrição médica?

Sim.

Quem pode realizar a coleta do exame?

A coleta deve ser realizada por médico ou enfermeiro

pcr

Quando deve ser feito o exame?

A recomendação é que seja realizado a partir do 7º dia após o contágio ou, não sendo possível saber quando a contaminação ocorreu, é recomendado que a coleta seja feita a partir do terceiro dia  após o surgimento dos primeiros sintomas, para que haja carga viral suficiente para detectar a doença.

É necessário jejum antes de realizar o exame?

Sim. Jejum durante 2 horas.

Qual o prazo para que o exame tenha resultado?

O resultado fica pronto em 4 dias.

Teste Rápido para COVID-19

Outra possibilidade de teste é através da sorologia, que utiliza o sangue do paciente, e este teremos a possibilidade de realizar na própria clínica. Chama-seTeste Rápido para a COVID-19, que pesquisará os anticorpos IgM e IgG contra a COVID-19. Essa análise deve ser feita idealmente após o sétimo dia de apresentação dos sintomas, pois é quando os anticorpos contra o COVID-19 começarão a aparecer de fato no sangue do paciente afetado.

Os anticorpos demoram alguns dias para serem produzidos pelo sistema imunológico (o que chamamos de janela imunológica). O primeiro anticorpo que aparece no sangue é a IgM (Imunoglobulina M) e só depois de alguns dias, forma-se o anticorpo de memória, que é a IgG (imunoglobulina G), aquele que irá nos proteger contra a doença. Por isso é tão importante que o paciente seja avaliado pelo médico para saber se existe ou não indicação do teste rápido e para ajudar o paciente a entender o resultado deste exame.

Somos contra as clínicas ou laboratórios que realizam os testes rápidos sem a devida consulta, indicação e orientação médica. O paciente não deve procurar fazer o exame sem a prescrição médica, e deve ser orientado sobre qual exame é o mais indicado no seu caso.

remedio-acro

Teste Eficiente

Acurácia comprovada de estudo comparativo com a tecnologia PCR

Teste Qualitativo

Para detecção das frações lgG e lgM do Coronavírus

Teste Rápido

Resultado pronto em 10 minutos

grafico

Entenda como é a interpretação dos resultados dos testes rápidos:

  • IgG + (positivo) significa que o paciente não está mais doente, mas teve contato com o vírus e já gerou uma resposta imunológica adequada. Dizemos que está por isso “imunizado”.
  • IgM + (positivo) significa que o paciente está gerando os anticorpos de fase aguda, e está combatendo o COVID-19 em seu organismo de forma ativa.
  • IgM ou IgG - (negativos) significa que o paciente não teve ainda sua resposta imunológica formada. Mas pode ainda não ter entrado em contato com o COVID-19, como pode estar doente, infectado, mas ainda nos primeiros dias da apresentação dos sintomas e por isso não pode-se descartar que esteja infectado.

Por isso é importante frisar que os resultados negativos não excluem a infecção COVID-19. Enquanto os resultados positivos confirmam que o paciente teve contato com o COVID-19 e já produziu anticorpos contra o mesmo, estando imunizado. Todos os casos confirmados serão notificados às autoridades competentes, e seguir o fluxo de notificação recomendado pelas autoridades.

leve-dr-alexei

Dr. Alexei G. A. Cavalcanti

Dr. Alexei Gama de Albuquerque Cavalcanti possui dupla graduação, é cirurgião-dentista e médico. Atua como dentista, médico e educador. Graduado em Odontologia pela UFRJ (Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e em Medicina pela UNIRIO (Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Possui especialização em Cirurgia Geral pela PUC/RJ e é Pós-Graduando em Medicina de Emergência pelo IDOR/RJ e Residente em Cirurgia Plástica pelo Hospital da Plástica/RJ. Lidera o time interdisciplinar de especialistas médicos do seu Centro de Excelência em Copacabana, Rio de Janeiro.

Rolar para cima